Twittiqueta



Twittiqueta: nada de gafes no Twitter

Com o uso dos e-mails, principalmente no ambiente empresarial, surgiu a Netiqueta. Agora, com a febre do Twitter, considerado o grande fenômeno de 2009, surgiu a Twittiqueta: a etiqueta do Twitter. A ideia é evitar que os usuários cometam gafes ao twittar.

Para isso, é preciso, antes de tudo, saber qual o objetivo da ferramenta. No Twitter, os usuários criam seus perfis e escrevem mensagens concisas, de até 140 caracteres, pelo celular ou pelo site do Twitter. Cada usuário escolhe os perfis que irá seguir, para acompanhar todas as atualizações feitas pelo perfil seguido. Dessa forma, ao criar seu perfil no Twitter, você irá seguir perfis e será seguido por outras pessoas que se interessarem pelo seu perfil/ suas mensagens postadas.

O interessante do Twitter é que você pode se atualizar a partir das mensagens publicadas pelos perfis que escolheu seguir. Ou seja, o foco tem sido muito mais a atualização e as parcerias do que encontrar amigos, como ocorre em outras redes de relacionamento, como o Orkut e o Facebook.

Após entender o princípio básico do Twitter, vamos às dicas básicas que compõem a Twittiqueta.

1. Decida se irá usar seu perfil profissionalmente ou apenas socialmente, para twittar sobre amenidades. Criar um perfil profissional pode ser muito vantajoso para divulgar textos, trabalhos e serviços.

2. Utilize como ferramenta de divulgação, mas não use como spam. Ou seja, faça propaganda positiva, que atraia seguidores e dê visibilidade a sua empresa/ seu perfil.
3. Não siga todos que seguem seu perfil só por educação.
4. Escolha quem irá seguir avaliando o interesse e o grau de relevância do que a pessoa publica.
5. Respeite o número máximo de caracteres (140). Se a mensagem for maior, não divida em inúmeros posts, como se fosse um texto. No Twitter, menos é mais.
6. Publique o que for relevante considerando o que a mensagem agrega ao seu perfil. E lembre-se: com o Twitter, é possível melhorar o posicionamento nas buscas do Google, portanto, divulgue aquilo que contribui positivamente para sua imagem/ de sua empresa.
7. Não confunda o Twitter com um chat ou MSN. São ferramentas com objetivos diferentes.
8. Não descreva sua rotina, como se fosse um famoso.
9. Crie um blog ou um site para publicar textos maiores e insira o link nas mensagens concisas que postar no Twitter.
10. Escreva corretamente, sem erros ou vícios de linguagem.

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