Twittiqueta: nada de gafes no Twitter
Com o uso dos e-mails, principalmente no ambiente empresarial, surgiu a Netiqueta. Agora, com a febre do Twitter, considerado o grande fenômeno de 2009, surgiu a Twittiqueta: a etiqueta do Twitter. A ideia é evitar que os usuários cometam gafes ao twittar.
Para isso, é preciso, antes de tudo, saber qual o objetivo da ferramenta. No Twitter, os usuários criam seus perfis e escrevem mensagens concisas, de até 140 caracteres, pelo celular ou pelo site do Twitter. Cada usuário escolhe os perfis que irá seguir, para acompanhar todas as atualizações feitas pelo perfil seguido. Dessa forma, ao criar seu perfil no Twitter, você irá seguir perfis e será seguido por outras pessoas que se interessarem pelo seu perfil/ suas mensagens postadas.
O interessante do Twitter é que você pode se atualizar a partir das mensagens publicadas pelos perfis que escolheu seguir. Ou seja, o foco tem sido muito mais a atualização e as parcerias do que encontrar amigos, como ocorre em outras redes de relacionamento, como o Orkut e o Facebook.
Após entender o princípio básico do Twitter, vamos às dicas básicas que compõem a Twittiqueta.
1. Decida se irá usar seu perfil profissionalmente ou apenas socialmente, para twittar sobre amenidades. Criar um perfil profissional pode ser muito vantajoso para divulgar textos, trabalhos e serviços.