Sugestões para evitar o excesso de formalidade nos e-mails



Algumas pessoas pecam pelo excesso de formalidade nos e-mails corporativos. Mesmo que o destinatário seja um superior ou cliente, é preciso lembrar que a mensagem deve ser eficaz – consequentemente, clara e objetiva. É possível ser educado e elegante e, ao mesmo tempo, direto a fim de ser melhor compreendido. Algumas palavras ou expressões servem como “armadilhas”, deixando o texto cansativo e prolixo.

Veja na tabela abaixo algumas palavras frequentemente utilizadas e sugestões de como substituí-las adequadamente:

 

No lugar de: Escreva:
Acusamos o recebimento de Recebemos
Agradecendo a atenção dispensada Agradecemos / Obrigado(a) pela atenção
Acima citado Citado
Antecipadamente grato(a) Grato(a) / Obrigado(a)
Aproveitamos o ensejo para comunicar Comunicamos
Através dessa missiva, informamos Informamos
De acordo com o supracitado Conforme exposto
Essa missiva tem por finalidade Nosso objetivo é
Levamos ao conhecimento de Informamos
No que tange a Em relação a / Quanto a
Para a sua apreciação Para seu conhecimento