Algumas pessoas pecam pelo excesso de formalidade nos e-mails corporativos. Mesmo que o destinatário seja um superior ou cliente, é preciso lembrar que a mensagem deve ser eficaz – consequentemente, clara e objetiva. É possível ser educado e elegante e, ao mesmo tempo, direto a fim de ser melhor compreendido. Algumas palavras ou expressões servem como “armadilhas”, deixando o texto cansativo e prolixo.
Veja na tabela abaixo algumas palavras frequentemente utilizadas e sugestões de como substituí-las adequadamente:
No lugar de: | Escreva: |
Acusamos o recebimento de | Recebemos |
Agradecendo a atenção dispensada | Agradecemos / Obrigado(a) pela atenção |
Acima citado | Citado |
Antecipadamente grato(a) | Grato(a) / Obrigado(a) |
Aproveitamos o ensejo para comunicar | Comunicamos |
Através dessa missiva, informamos | Informamos |
De acordo com o supracitado | Conforme exposto |
Essa missiva tem por finalidade | Nosso objetivo é |
Levamos ao conhecimento de | Informamos |
No que tange a | Em relação a / Quanto a |
Para a sua apreciação | Para seu conhecimento |