Domínio da Escrita no Ambiente Empresarial



Os avanços tecnológicos e as novas tendências do mercado de trabalho aumentaram a importância do domínio da comunicação escrita no ambiente empresarial. As empresas norte-americanas, por exemplo, investem mais de 3 bilhões de dólares em cursos de reaproveitamento  do próprio idioma.

Essa dado, além de revelar a importância da escrita, mostra que as pessoas não dominam essa habilidade. Segundo uma pesquisa realizada pela National Commission on Writing, em 53 empresas norte-americanas, um terço dos funcionários peca na hora de escrever. E, no ambiente empresarial, quando os recursos da língua são usados de forma inadequada, criam-se problemas, como as falhas de comunicação que geram os famosos: “não era bem isso que eu queria dizer”; gastos de tempo desnecessários e retrabalho.

Vale ressaltar que esses problemas não são conseqüência de erros de ortografia ou de concordância. A maior dificuldade das pessoas é redigir um e-mail ou um relatório que contenham idéias claras e organizadas. E, hoje em dia, dificilmente as pessoas que não se comunicam claramente são promovidas nas empresas, por mais conhecimento técnico que tenham.

Por isso, é preciso investir na comunicação escrita e se dedicar mais na hora de escrever um texto, levando em consideração o seu objetivo, a pessoa que irá ler, se o texto está claro e conciso. Essas são as principais qualidades do texto de um bom “escritor empresarial”.

voltar